sábado, 4 de junho de 2011

Tetrahidrocanabinol (THC) como tratamento de pacientes com câncer

A Cannabis sativa ou maconha, como é popularmente conhecida, apresenta um efeito negativo que é a dependência causada pelo uso sem controle de usuários da droga, porém, foi constatado através de testes realizados por pesquisadores que sua substância ativa, o THC, causa uma reação positiva em pacientes que sofrem de câncer.

Estudos realizados por pesquisadores com adultos que apresentam diversos tipos de câncer (exceto câncer no cérebro) que se alimentavam menos devido a doença, ao serem tratados com a substância THC apresentaram uma melhora em relação ao problema de alimentação. Os enfermos diziam não sentir prazer ao ingerir alimentos, com a falta do senso de paladar e olfato causados pela doença ou tratamento desta, o paciente tinha uma pior qualidade de vida e diminuição da sobrevida.

Através de ensaios clínicos realizados com enfermos que apresentam algum tipo de câncer, através do medicamento composto de cápsulas de THC, foi constatado que todos os que foram tratados com as cápsulas contendo o principio ativo apresentaram uma melhora relativa na ingestão de alimentos pelo aumento do paladar global em comparação aos que foram tratados com placebo. Conseqüentemente, houve assim um aumento significativo na ingestão de proteínas e uma percepção do gosto dos alimentos salgados, além de relatos da melhora na qualidade de sono e relaxamento do que no grupo de placebos.

Isso leva a constatar que a Cannabis sativa possui importantes propriedades devido a sua substância ativa, o THC, que pode trazer maiores benefícios aos pacientes que sofrem de câncer melhorando seus hábitos alimentares ao qual acaba por levar a uma melhor qualidade de vida à estes que sofrem tanto com os efeitos indesejados da doença e seu tratamento, podendo assim colaborar com uma melhora relativa nas condições de vida do paciente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário